quinta-feira, janeiro 12, 2012

ZAPPA PLAY ZAPPA



Cara !!! estou ouvindo o cd 1 depois de ver&ouvir o 2 por três vezes.
Zappa Play Zappa é um  filme feito por dois franceses que correm a tour em busca de cenas para  editar este DVD, uma tour repleta de musica magnifica feita por musicos nobres atraves da condução do Dweezil Zappa filho mor do Frank Zappa o master de todos os tempos musicais.
Esta tour teve inicio ali pelos anos 2006 e foi até 2011, neste momento estão tabulando ideias para sairem em 2012.

O  Disco 1  foi gravado todo em Seatle.
Apresento os musicos fixos desta banda que saiu em tour presenteando os fãs do Zappa com uma qualidade excepcional de exarcebação musical para nossas sensibilidades auditivas que foram extrapoladas com esse volume de frases adicionadas aos temas originais.  Duas horas ou mais de musica e imagens que ficarão em sua mente por mais de 10 anos e voce com cuidado e  carinho  preencherá os arquivos, as memorias e sua cultura íntima com a musica dentro de sua mente.

Pessoal de suporte fixo da banda:
Dweezil Zappa - guitar e vocal
Scheila Gonzales - sax, flauta, teclados e vocal
Pete Griffin - Bass
Billy Hulting - Percussions
Jamie Kime - Guitar
Joe Travers - Drums
Ben Thomas - Lead vocal&trumpet
Adicional
Aaron Arntz - Trumpet

Convidados - 2006
Napoleon Murphy Brock - Vocal & sax e flauta
Terry Bozzio - Drums e vocal
Steve Vai - guitar & vocal


Convidados - 2007
Ray White - guitar & vocal


Convidados - 2010
George Duke - teclados e vocal
Scot Thunes - Bass
Jeff Simmons - baixo e vocal
MooZappa - Vocais


Convidados - 2011
Mark Volman - vocal
Howard Kayland - vocal
Jean Luc Ponty - Violino
Chic Corea - Teclados
Frank Gonzales - Guitar

Considero esta tour com esta disponibilidade de musicos uma das maiores que já saiu em tour, com tantos convidados necessários e importantes na musica do Zappa, como por exemplo : a turma de convidados de 2006 que participan deste filme para ser completa só faltou Ray White que junto com Napoleon infernizaram o palco com variações que surprenderam até o Zappa, sendo os dois negros, uma influência necessaria a banda.
Flo & Eddie que são Mark e Howard membros do The Turtles que de tanto encontrarem em aeroportos foram convidados e aceitaram, trazendo  seu humor performatico e criativo improvisando o tempo todo  com a musica do Zappa.


Alguns Detalhes da Tour.
Nesta época o inicio da tour que percorreu a Europa, Canadá e Estados Unidos era chamada de ZPZ ou Zappa Play Zappa Tour de Frank. Depois de um tempo a banda volta para uma big apresentação em 31 de outubro em NY celebrando o Halloween, festa preferida de Zappa.
Em Julho a Agosto de 2007 a banda toca no norte dos Estados Unidos, Setembro fazem a Europa e retornam para replicar o Halloween em NY, com um convidados mais que especial e historico para a cidade: Ray White que fez a 1ª vez o personagem do enigma do bandido de Iliniois em um Halloween gravado em disco da série : You Can't Do That On Stage Anymore Vol.6.
Tour encerrada em Santa Rosa,Ca.em maio de 2009.
Em janeiro a tour tem outro nome : DZ Play Z. Em setembro fazem um show gratis nas ruas de Baltimore onde  Frank nasceu. Em setembro de 2011 é incorporado ao time o super grupo de jazz-fusion..RETURN TO FOREVER. Em Novembro somam com Flo & Eddie a consagração máxima do humor criativo e performático adicionado na musica do Zappa. A proxima idéia já esta sendo montada que é reprisar o Album APOSTROPHE, que esta quase todo neste dvd sendo que o album original conta com a participação de Jack Bruce baixista dos bons tempos do Cream.
DATAS DA TOUR DEWEEZIL ZAPPA PLAY ZAPPA 2012
WEST COAST USA 2012
10-fev.-SanLuis Obispo, Ca - SLO Brew
11-fev.-San Diego, Ca - House of Blues
12-fev.-Tucson,Az - Rialto Theatre
14-fev.Anaheim, Ca - House of Blues
15-fev.-Santa Cruz, Ca - Rio Theatre
16-fev.-Napa,Ca - Uptown Theatre
17-fev.- Chico, Ca - El Rey Theatre
18-fev.Agora Hills, Ca- Canyon Club
AUSTRALIA TOUR 2012
6-apr.-Melbourne - Palace Theatre
7-apr.-Sidney - Metro
8-apr. Newcastle - Panthers
9-apr. Byron Bay- Byron Bays Blues Fest
Pessoal escalado para a tour 2012
DZ - guitar
Scheila Gonzales, - sax, flauta e vocal
Scot Thunes - bass (garoto que ouvia Zappa quando criança e queria tocar com ele ..e aconteceu)
Billy Hutting - Marimbas, Mallets & percussion
Jamie Kime - guitar
Joe Travers - Drums & vocal
Ben Thomas - vocal
Chris Norton - Keyboards


Minha Opinião sobre este DVD.-
Uma exarcebação musical de alto nível que para o ouvinte só faz crescer o interesse neste estilo musical.
Quanto ao Dweezil nunca fui muito fã de seu estilo, não o considero nem em uma lista dos 100 mais guitars do ano. Voz anazalada como o pai só que aguda e baixa sem expressão, sua linha musical é tecnica não consegue mais ter um clima como seu pai tinha e criava atraves do tempo. Tive seus albuns e já achava-o meio que quase.... Seus musicos são todos técnicos e de conservatorio, não erram e nem criam muito vão em sequências em cima das do autor. Neste DVD a presença de Napoleon tras o clima da big band do pai e consegue um clima atraves de sua voz. Em dado momento em Torture Never Stop uma ópera perfeita, no final Napoleon parace agradecer ao Zappa com a cabeça baixa falando com ele atraves de uma prece de agradecimento, e logo em seguida ajoelha em frente a Scheila em sinal de agradecimento de ter conseguido expor ao máximo as frases musicais com muito clima. A participação de Terry Bozzio é outro monstro que extrapola nossa visão com sua bateria pornografica de tantos elementos e sua participação no vocal,se conseguir ter este dvd em mãos presta atenção que seus bumbos (3) não são fixos no chão, por outro lado Steve Vai faz toda a cama e cobertura para Dweezil chegando a causar convulsão em sua guitar uma cena extraordinaria, surpreendente. Meu amigo Nelsinho que uma certa noite fizemos uma mesa redonda na FM de Cornélio tempo cedido pelo filho do Leite familia finissíma e alegre, e ele veio com essa frase: Paulão voce não é um Zappiano completo. Nelson é o cara mais completo a respeito de Zappa, sabe tudo tem tudo inclusive os livros e tras tudo isso em um case metalizado, é um cara completo com certeza. Quando vi Zappa pela 1ª vez na revista O Cruzeiro, uma musico que mora em arvores no Laurel Canyon, fiquei instigado em saber mais...Sergio Baptista passou alguns detalhes e me indicou Tico Terpins do Joelho de Porco que quando veio para o Colher de Chá me informou quase tudo, uma figura de Salvador me presenteou com o 1ª album duplo da historia do rock : Freak Out. Em Rolândia, Pr. um famoso doutor trocou Absolutley Free e dai para frente...até hoje.....Agradeço ao Nelsinho, ao Pedra, ao Luke ao Hugo Troiano que me informou que quando assistiu esta tour em Londres teve que adquirir o ticket quatro meses antes o mais caro de sua vida e saiu de lá apavorado com que ouviu,  ele viu a cena de Dweezil tocando Sharlena com Zappa na tela, a qual esta estampada na capa deste DVD.
Estão lançando o album de aniversario do Zappa com varios musicos tocando suas musicas, este sera a tereceira edição do seu aniversario que já saiu antes.
Creditos desta materia.
Texto - bigpaul
arts&designs - EdNelson
oxigenação do textos -
Filhos do Zappa- Moon Unit, Dweezil, Ahmet Emuukha Rodan e Diva Thin Muffin Pigeen
Filme de Pierre & François Lamoureux
Vamos ver Zappa na Autralia ?


video

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Mário de Andrade -