segunda-feira, fevereiro 07, 2011

THE TORTURE NEVER STOPS



ZAPPA - DVD - THE TORTURE NEVER STOPS



Considerado o mais novo lançamento do Zappa em dvd. Retrata os bons tempos em 31 de outubro de 1981 em New York City, no Palladium em pleno Halloween.

São duas horas de show do começo ao fim sem interrupções.

O mais interessante neste dvd é o texto escrito por um garotinho que aos 10 anos começou ouvindo Zappa, com os albuns Absolutely Free e Freak Out, entrou na banda um bom tempo atras e neste show ele é o baixista. Escreveu este texto em 11 de setembro de 2007 em San Rafael, CA. nome dele : SCOTT THUNES

Zappa tem apoio nas guitarras de Steve Vai e Ray White, Tommy Mars faz Keiboards, vocal o técnico em bateria Míster Chad Wackerman, Ed Mann na percursão e vocal, o incrível vocal de Bobby Martin, tambem no sax e keyboards, um time que estava afinado e afiado nestas lista de programação vindo de outras turnes. Zappa esta numa boa o tempo todo, muito calmo e o show que vai deslizando no palco sem pressão nenhuma, com uma platéia silenciosa e atenta, como mascaras que vão de Mestre Yoda, Chaplin, e o personagem de apresentação da revista Mad, Alfred Newman. São 24 musicas todas dele, e quando ele fala na 15º musica sobre o Mudd Club, e o Studio 54 voce vai entender melhor através da bioagrafia do Keith que ele conta as peripécias de Jagger no Mudd Club e Studio 54. Zappa se altera um pouquinho quando entra no seu discurso preferido e fervoraso com as Evangélicas, depois volta ao normal e termina com direito a fogos de artificio se tivesse com Illinois Enema Bandit.

Crédito: Agradecimentos ao Pedra pelo dvd.





TEXTO RETIRADO DO LIVRO: DETRITOS CÓSMICOS
AUTOR : FABIO MASSARI (organizador )
EDIÇÃO : 2007 - Conrad Editora
imagem da capa ; zappa, 1971 hulton-deutsch collection.


Para ilustrar melhor o DVD acima retirei do livro do Massari que é muito bom, partindo da primissa de que é um aglomerado de depoimentos de musicos brasileiros falando sobre : ZAPPA.
Entre eles destaco dois que considero acima de tudo excelentes musicos. Um deles esta até hoje em evidência que é EVANDRO MESQUITA, líder da banda Blitz, atualmente funcionário exclusivo da Globo nas série A Grande Familia.

Evandro : Rolava 1981, ganhei uma graninha e me mandei para New York, queria compra uma viola e uma guita decente. fui ver Bob Dylan em Boston e três dias depois estava de volta para a maçã : Nova York quano li no jornal : Frank Zappa no tal de Palladium, fiz uma coperativa tipo little help from my friends e zarpei para o tal do Palladium. Foram duas horas de show, sem intervalo de uma musica para outra !!!! Eu disse sem intervalo de uma musica para outra. Uma Saraivada de de guitas e arranjos complexos prá caralho, cheia de convenções e frases recheadas de cachorros naipadas por toda a banda. Zappa encerra o show e o people de pé gritando por more, more !, Ele volta e da mais meia hora de bis sem intervalo, no final.... mais more e ele volta fazendo mais meia hora em um total de 3 horas de show. O primeiro Zappa a gente nunca esquece.

ANDRÉ CRISTOVAN nosso bluzeiro de plantão viu Zappa no Santa Mônica Civic Auditorium pra o lançamento do compacto do futuro album : I Don't Want To Get Drafted, convidado deVinnie Colaiuta, baterista da época,. A primeira musica de abertura foi "Black Napkins " ao vivo e a cores, diz ele : aguentaria tudo menos Black ao vivo e acores foi : Kabongue!!! e o milo amantegou-se eu já nem sabia meu nome, nacionalidade ou que mal fiz a Deus para sofrer tamanho espancamento guitarrístico, Zappa levou este clima por três horas de genialidade e virtuosísmo não gratuíto e terminou com Illinoius Enema Bandit. passei a noite sentado no pier de Santa Mônica tentando me recuperar da porrada sonora que tinha acabdo de ouvir. nunca tinha ouvido tanta nota antes, quiáteras de 5. 7 e 11 !!! Um absurdo......

Estas são só dois dos depoimentos contidos no livro de Fabio Massari. Que vem com a discografia completa , uma entrevista com Zappa & Massari, discografia dos piratas oficiais e não oficiais, albuns que sairam somente na Italia, e os bootlegs que correm o planeta. Um livro necessário para quem quer aprender o que seus ídolos falam deste imortal da musica, só para confirmar : Zappa ainda é atual até o tutano da alma.

Nota do bloggero : Prefiro a edição de BlackNapkins do album Zoot Allures, que tem uma saraivada de sax numa crescente naipada brutal, apesar que.....todas as versões de Black Napkins são ótimas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Mário de Andrade -