sexta-feira, dezembro 31, 2010

Concerto para Bangladesh

THE CONCERT FOR BANGLA DESH


GEORGE HARRISON AND FRIENDS

Este concerto aconteceu em 1 de agosto de 1971, foi a única data disponível para a realização deste inesperado e monumental evento.



EXPLICAÇÃO : Os The Beatles havian terminado logo ali em 1969, tocaram em cima de um prédio com Billy Preston no orgão, o famoso Let it Be. Lennon foi para Toronto Pop Festival com Klaus Voormann, Paul entrou em estudio de filmagens e Ringo lançou seu 1º solo Sentimental Journey em 1970 e no mesmo ano George lançou uma caixa contendo três albuns intitulada : ALL THING MUST PASS. Maior sucesso nas paradas americanas e o 4º na parada da Inglaterra. O Mundo ainda estava chocado com a separação dos The Fabulous four, quando surge lá na colina Mister Harrison apoiando a idéia de Ravi Shankar que precisou de 30 minutos para convence-lo a ajudar os necessitados de Bangla Desh. Ligou para o Madison Square Garden e reservaram a data. Passou junho e a metade de julho no telefone e mandando telegramas, ainda era uma época de telegrama. CONCERTO FOR BANGLA DESH, aconteceu com um show na matiné e voltaram para o segundo show a noite.
PORQUE ASSISTIR EM DVD :
Existem os garimpeiros de sebo, existem os caçadores de emoção, só vão em super concertos, existem gente como eu que gosta dos detalhes da edição, sêlo original, quantos shows aconteceram, quem tocou, detalhes da caixa para os discos, ver quem fez a frase da guitar naquele momento, a edição e as complicações entre as gravadoras para o lançamento da caixa dos lp's do evento, e muitas outras explicações in off's.

1.- As imagens falam . São dois dvds : o primeiro traz o concerto o segundo vem com os depoimentos realizados em 2005. Ver o figuraço Leon Russel todo prata, cabelos & barba longas de chapéu de cowboy, camisa havaina, muito chique, um rei do Alabama, exorcizando sua tensão no dia ao tocar baixo para Bob Dylan que estava tenso por tocar com tanta gente, quase não tocou.

2.- O real depoimento de Clapton que alegar estar passando por uma crise e não compareceu a nenhum dos 7 ensaios Na hora participou do shows sem dificuldades, reclamando dele mesmo por ter se atrapalhado na escolha de guitarras.

3.- A dança fabulosa de Billy Preston quando foi a vez de sua canção.

4.- Este foi o 1º concerto de uma série que vem até hoje envolvendo músicos para solucionar um problema através de suas canções.


DIFERENCIAIS :

1.- Os musicos não arredam o pé do palco, todos os convidados permanecem, com excessão de Dylan e Ravi Shankar este ultimo foi o único que recebeu cachê, aqui e no Monterrey Pop Festival de 1967.

2.-O privilégio de todos os musicos em citarem o orgulho de tocarem com Dylan.

3.- Arrecardação de 5 milhões de dolares, com uma despesa de 250 mil dolares.

4.- Todas a gravadoras menores liberaram seus musicos menos a CBS e a EMI duas majors, George tem a solução : incrível.

5.-O clima da época retratado no filme é a essência de tudo, a energia vinda da platéia recebida no palco e ampliada para retono, a explicação de Clapton para o que esta acontecendo no momento em que o colapso da filosofia dos anos 60 esta indo na enxorrada das drogas, tendo ele como personagem principal da história e reconhecendo que elas que superaram o clima de palco e platéia, passando ao primeiro plano de importância na sociedade, destruindo a logo do paz & amor para sempre, levando Jimi, Janis e Morrison e daí para frente todos passaram a conhecer Bangladesh a escapada da perdição para uma solução de trabalho pelos necessitados. Imagens que são verdadeiros documentos de uma realizade louca de escapar da síndrome avassaladora que os perseguiriam até hoje: a fome, os necessitados, os desastres de guerra & natureza e as drogas, momentos que deveriam acorda-los. Mesmo que o sistema tenha controlado recebimento e a entrega e criam uma grande dúvida em torno. Achamos uma solução e já descobrimos o vilão. Vamos reorganizar.

MUSICOS PRESENTES :

A maioria dos musicos presentes participaram de All Thing Must Pass, de 1970. Estavam na agulha, foi só telefonar.

George sempre simpático e gentleman em todos os atos relembrou de Lennon, neste dvd alegando que ele o ensinou como atrair dinheiros nas gravações, e videos.
B.O. - Os Beatlesmaniacos ficarão contentes com a discografia de Ringo Starr, onde tem albuns contendo gravações com a maioria de todos os Beatles, não na mesma musica, mas acontecem dobradinhas e até trios, não chegam a quartetos e voce já imagina o por que.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Mário de Andrade -