terça-feira, setembro 28, 2010

Tom Zé O Pai da Invenção.






TOM ZÉ COM TODOS OS DIREITOS DE SER O PAI DA INVENÇÃO
...E AINDA AFIRMA QUE A MÃE É O ZAPPA

Tom Zé vem a Londrina para abençoar os loucos da cidade, os loucos que vivem de música.
Acho que é uma obrigação deste mestre da Tropicalia. Ele irá se sentir muito a vontade no meio de uma plantação de bons músicos que aqui é mato, muita gente boa de qualidade e de montão. A criança tem 74 anos de sobrevivência,fazendo uma musica que faz o cerebro rir, coisa dificil. vale tudo, rolar no chão, festa de São João, guarda chuva furado, adesivo na roupa e muita criatividade no som.


Tom é exclusivo em sua musica, faz arranjos inéditos e audaciosos mantendo 100% de brasileiridade. Tem todos os direitos de ser o pai da invenção musical, um mestre único que debulhou a expansão musical sem fronteira, muito respeitado e valoriozado lá fora.









Nesta sexta 22/10/2010 a programação será a seguinte : às 18h na Concha Acústica, tem Sexta na Concha iniciando com Ricardo Sahão dedilhando um banjo, logo em seguida O trio Poucas & Boas, fara um tributo ao gênio vagabundo Django Reinhardt pelos seus 100 anos de existência na música. Mauro Albert no violão, Julio Erthal no sax e Ricardo Penha no baixo acústico.


Em seguida partimos para o Grêmio Literario na saída para Ibiporã e vamos conferir a melhor banda de hard do país : Hocus Pocus, em seguida vem o jovem feiticeiro e sua musica liberal...... Tom Zé o bruxo de sete cabeças o mago das Alagoas.


 APÓS O EVENTO :

Londrina esta ligada com o resto do planeta quando realiza shows deste porte. Tudo deu certo, uma noite perfeita, a lua cheia apareceu para abrilhantar o evento. Até o Jaime saiu de bar e foi acompanhar a musica sentado na concha.

A música de Django é uma trilha de cinema , e o que ele já fez em filmes mudos quando uma banda ficava ao lado da tela tocando uma trilha para as aventuras que aconteciam na tela. Django é de uma das grandes personagens do Hot Club de Paris,um grupo de um jazz de luxe.

Django nasceu em 1910 na Bégica e veio a falecer em 1953. Conhecido como o pai do jazz na Europa e criador do estilo Gypsy jazz. Em 1926 teve séria queimaduras após um incêndio em sua casa que circulava pelas estradas com uma tribo de ciganos, sua esposa fazia flores de plástico e ele derrubou uma vela ascesa. Acredito que por essa cena da carruagem cigana que Zappa criou a Chungas, e sua vingança quando foi para a floresta negra com as carrruagens ciganas e sua castanholas mágicas gravar seu disco, historia surrealista com liberdade imaginativa , esta capa esta na página dos blues do Zappa part I.

Django influenciou gente do peso de Carlos Santana, Richie Blackmore do Deep Purple, Tony Iommi do Black Sabbath, Randy Roads, este dois tem maiores detalhes na biografia do OZZY. Lembro que pelos anos de 64 em Londrina existiu uma banda que se denominava "Os Eles" uma banda que só tocava Byrds e Stones. Seu baixista Luis tinha um problema osteoporose e dificultava fazer as posições no braço de sua guitarra. Ele então afinava a guitarra em Mi sustenido e só fazia a pestana e as notas saiam com facilidade em uma guitarra Gemini da Giannini . Jimi Hendrix muito influenciado pela sua maneira de tocar , em sua homenagem deu o nome a sua banda de Band of Gypsy. Zappa que elogiou seu arpejo como uma referêcia de escala. Aí vem a pergunta : Quem é esse cara ?!?!?! Foi a pergunta que me incomodou até realizar o show e ouvir sua música que sempre ouvimos com outros musicos como Duke Ellington. Seu jazz tinha a chance de variar entre Continental Jazz, jazzmanouche e musica cigana.

Mauro Albert adquiriu um violão modelo exclusivo para esta sonoridade, foi convidado o baterista Eduardo Rorato para esta edição, se você esteve lá parabéns, senão pode ter a certeza que foi emocionante.

Voltando para casa eu e meu acessor teólogo trafegando pelo bosque central, tivemos uma cena mista de pânico e suspense; quando uma aluna vindo pela av.S.Paulo gaguejou na tentativa de atravessar o bosque, vendo nossa figura em sua direção, rapidamente me dirigi a ela dizendo: Fique a vontade que apesar de ser barbudo e gordo não irei ataca-la, no que ela, respirou e disse: estou com medo de gente sair de dentro do bosque , deixamos segura quando afirmei que ficaria ali esperando ela chegar ao outro lado que é a Av. Rio de Janeiro, ela caminhou até atravessar a av. e ganhou a calçada sem olhar para trás, e assim mais uma garota foi salva de algum serial perturbado pelas noites londrinenses.


B.O. = A trilha que circulou antes do evento foi o album : Grand Wazzoo e um dos três cd's da caixa "Shut up'n'play yer guitar " ambos do Zappa. A musica mais tocada nesta noite voce pode ouvir no Perseguindo o blues... du Zappa part II.

Você não foi?...Olha aí o que tu perdeu....



                         




                            






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Mário de Andrade -