domingo, janeiro 03, 2010

Timo Tolkki - Stratovarius



Turnê MasterClasses e Pocket Shows em 17 cidades brasileiras em 23 dias.
Mister Tolkki considerado um dos melhores e mais rapido guitarrista do planeta, extremamente tecnico trazendo uma formação de musica clássica em suas composições. Passou por 17 cidades brasileiras em 23 dias. Dia de 10 dezembro foi a vez de Londrina na sala da Sonkey para um seminario sobre guitarra. Timo falou com plateia sobre sentimento, feeling que voce guitarrista deve passar atraves de seu instrumento. Foram varios exemplos, interação total com a platéia. Um dos exemplos mais forte foi falar sobre a familia, dizendo estar em 20º positivo enquanto sua familia esta à 20 negativos e no natal estarão a 60 negativos, e grande duvida se chegaria a tempo para o Natal. Timo é de Helsinque na Finlândia, terra do papai Noel. Com a guitarra na mão o ambiente mudou, cresceu com sua musica que foi realmente alem do infinito. Toca duas melodias, a primeira esta editada no album Guitar Heroes, que lhe rendeu uma filmadora HD, sua paixão. A segunda musica mostra por que veio e falou de sensibilidade, com frases profundamente sentimentais, que abalam corações, quando pilotava o Stratovarius onde foi guitarrista de 1985 a 2008 e no vocal ficou de 1985 a 1994, uma banda metal melódico. Suas musicas pegaram forte silenciando a plateia atenta e forte. Convida interessados a subir ao palco, eles não fazem por menos, Rafael encara um Smoke on the water a maior influência de Timo, e o teto extremece quando iniciam Holly Diver de Dio, a platéia canta junto. Timo disse conhecê-lo pessoalmente e gostaria de ter um vocal como o dele, referência maxima , pediu que oremos pelo Dio que aos 70 anos, esta com cancer. Entra sua banda de apoio para um pocket show para um numero limitado de cabeças alinhadas e sabendo tudo sobre sua obra. Uma super banda inicia um set list com musicas do projeto Revolution Renaissance onde o vocalista Gus Monsanto radicado na europa e Bruno Agra batera fazem parte. Em Londrina se juntaram a ele Ederson Prado em um baixo de 6 cordas que fiou pequeno em suas mãos, Prado é um novo londrinese, e Marcelo Moreira do Almah/Burning Hell fez a bateria. Pocket show é da hora, estar perto do idolo, foi o maximo, todos cantando os refrões, e o pique a mil. Sr. Timo mostrou o que ele construiu em 30 anos de banda, mostrou sua velocidade, seu balanço, seu bit, sua sensibilidade e carisma extremeceram o ambiente que chegou vazar lá pro Potiguá.

DETALHES:

Timo foi sincero quando disse como são babacas muitos dos superbes guitarristas, tem uns que são bundões e outros são chatos, a maioria são egocentristas, ele é um deles.

Odeio é uma palavra comum em seu vocabulário.
Ele odeia os Marshals, os maiores amplificadores da terra, os mais pesados, ele não se da bem, emendou dizendo que os marshals servem para ir pescar, leva um e senta nele como apoio.
Odeia. Jazz.
Black Sabbath teve certa influência em seu trabalho, indicou o album Speaky to the Devil do Ozzy, e grandes elogios a Randy Rhoads.
No final quando estava se refestelando com as pizzas perguntei sobre Zappa, disse que odeia. Perguntado sobre download disse: podem baixar a vontade, sem custo, vivemos dos show as gravadoras que se revejam. Seu cd na banca da Sonkey tinha um preço de 20reais, , explicando: é que a gravadora nos passou à 16 reais. Não temos material para divulgação. Quero mais é que me ouçam, cd de divulgação é mais gente te ouvindo. Seus olhos brilhavam quando pintava uma filmadora , éssa e HD, então teremos varias imagens on youtube.

Para abrir a turnê brasileira de Timo Tolkki, foi convidado Daniel Pique.
Daniel um bom mineiro que se preza foi a luta e aos 19 anos e gravou o cd Boo!!
Hoje com 21, esta nas paradas conferindo sua vez. Seu album vem com 9 canções de studio, e muita guitarra, muita produção, muito efeito, muito estudio muita vontade de um dia tocar com Steve Vai, Joe Satriani, Paul Guilbert e outros que lhe estarão lhe esperando lá na frente.



Ele confunde a platéia quando diz que estudou um ano de guitar e parou, seu forte foi se formar em Presidente Prudente, SP. em Produção Musical. Confessa que seu estilo não é muito aplaudido no Brasil, mas faz furor lá fora, na europa. Ele leva a sério o título de um album do Zappa, intitulado: cala boca e toca sua guitarra.

O album conta com apresença de Billy Sheehan no baixo e Mike Mangini na batera. Participaram de graça, só pela passagens e estadia. Pique afirma ser o maior mala postador de E-mails, foi com isso que ele convenceu esses dois gringos a encararem este album, uniu com seus parceiros Yanel Matos e Fabio Laguna nos teclados. Auxiliado por grandes tecnicos de estudios como Brendam Duffey e Adriano Daga. Taí Daniel Pique na estrada abrindo para Timo Tolkki, agora é esperar para ver o que esse minerinho vai fazer daqui prá frente, logo ali não é com ele, é jovem vai longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Mário de Andrade -