domingo, janeiro 03, 2010

Moshi, moshi

Moshi-moshi... Alô, alô Paulão Rock'n'Roll, (o 4º elemento do ZZ Top - to ouvindo o programa na web rádio nova) parabéns pelo blog, tá cada dia melhor. Bastante conteúdo porém ainda pouco pelo que vc tem a oferecer (rsrs). Agradeço o convite para participar do seu blog, é uma honra. Ainda não sei a frequência das postagens, pois o trabalho aqui no Nihon é puxado e nem sempre terei tempo para fazer novos 'posts', mas sempre que possível estarei trazendo alguma informação, novidade, história, ou mesmo alguma besteira para contribuir. Nesse primeiro 'p ost' trago, pra quem não conhece, um instrumento usado aqui no Nihon chamado 'Shamisen'. É um instrumento de corda com o formato semelhante ao banjo, mas sua característica notável é que não necessita de fricção. Tem uma garganta longa, fina e um corpo pequeno, retangular. Trata-se de um instrumento de três cordas, mas essas cordas não são tocadas com os dedos; um plectro triangular grande (bachi) é usado para golpear as cordas. Possui três cordas de tamanhos diferentes, sendo a corda superior a mais grossa (assim tendo o tom o mais baixo). Existem três tipos de shamisen, pois cada um difere de acordo com a tonalidade das vozes que acompanha.
Veio da China, através de Okinawa e espalhou-se pelo Japão, no qual se desenvolveu independentemente de seu estilo original. Se tornou o instrumento representativo do Japão, desde o período Edo (1603-1867).
Shamisen é usado como acompanhamento em vários tipos de canções. Sua melodia é indispensável ao acompanhamento de peças de teatro kabuki, no e bunraku.

Vamos deixar de papo e mostrar do que esse instrumento é capaz. Segue 2 vídeos fantásticos pra quem não conhece viajar de montão e pra quem conhece também...



Yoshida Brothers - Rising


...saca só essa versão de Smoke on the Water - Deep Purple


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poema Mário de Andrade -